18 de mar. de 2008

Locative Media: A Brief Bibliography And Taxonomy Of Gps-Enabled Locative Media

BLEECKER, Julian; KNOWLTON, Jeff. Locative Media: A Brief Bibliography And Taxonomy Of Gps-Enabled Locative Media. Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2008.


Locative media: cria experiências que elevam um local de “um ponto coordenado por latitude/longitude na Terra” para um nível de um local existencial, experienciado.

Cuidado ao considerar a mídia locativa como arte: o exército americano patrocina ensaios, estudos e trabalhos de arte baseados nas práticas móveis, locativas e de relações sociais. Ele trouxe o GPS, e tem papel importante na mídia locativa, e isto traz conseqüências éticas ao trabalho de “arte” na mídia locativa.

Apropriação do GPS para propósitos criativos. “ The military expenditures on instrumentalizing location, refashioned for aesthetic purposes, have circulated the culture of location-awareness, made access to the technology widespread, and created a an exciting topic for discussion at conferences, trade shows, symposiums, and on net discussion lists”.

Já existiam trabalhos de arte inspirados na geografia e território, mas a digitalização dos terrenos que permitiu a existência da mídia locativa. A tecnologia existe só agora, mas a motivação já existia.

Para muitos praticantes, só com a criação do GPS e apoio do exército for possível a mídia locativa (que usa GPS).

Trabalhos de mídia locativa

AMSTERDAM REAL TIME – Esther Polak

Habitantes de Amsterdã carregam um PDA que desenha o movimento delas na cidade em tempo real. Base de dados/GPS.

SIGNAGE FOR INVISIBILITY – Pete Gomes

Desenho usando coordenadas, com ajuda de GPS.

SONIC CITY – Lalya Gaye, Margot Jacobs, Ramia Mazé, Daniel Skoglund

A pessoa usa uma roupa que ativa certos sensors, e uma música é criada a partir do ambiente e dos movimentos da pessoa.

SURFACE PATTERNS – Blink

Digitando certos números em 10 lugares específicos da cidade (Huddersfield, UK), a pessoa pode ouvir histórias diferentes. A pessoa também pode adicionar suas próprias histórias na “memória eletrônica” da cidade. O usuário só precisa do celular, o que diminui a barreira de participação.

TRACES OF FIRE – Volkmar Klien e Ed Lear

Isqueiros acoplados com transmissores usados para rastrear animais em seu habitat foram deixados em vários pubs. Através de antenas colocadas em telhados, os isqueiros (e as pessoas que os carregavam) foram rastreadas por semanas. O trabalho mostra ganhos e problemas em rastrear movimentos dos indivíduos no espaço urbano.

TRACK THE TRACKERS – Annina Ruest

Uso de GPS – alerta sonoro para proximidade de câmeras de segurança

YOU ARE HERE – Laura Kurgan

Em 2000, os Estados Unidos introduziram erros no sinal de GPS dos civis, enquanto as informações corretas do sistema GPS eram retidas para o exército americano.

Em 95, uma antena de GPS foi colocada no telhado do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, e pelos dados obtidos durante um tempo, a aparência era de que o prédio estava movendo.

Taxonomia

· espaço geográfico – Uma das características da mídia locativa. Pode ser o lugar físico ou um signo que o representa. Pode ser representado por coordenadas ou mesmo etiquetas pregadas no lugar.

· Map hacking – Hackear sinais de direção, de trânsito. Hackear a forma de fazer mapas.

· Mapeamento experimental – Capturar histórias, ficções e futuros de um lugar no espaço geográfico.

· Legibilidade cartográfica (?) – Mapas que agrupam características comuns (?)

· Realidade mista – Conexões entre lugares ficcionais e não-ficcionais.

· Hyphenation??

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